Duty free

As lojas de duty free são uma febre entre os viajantes desde a sua origem, seja pelos preços baixos que oferecem ou pela falta de impostos que os seus produtos não geram. O fato é que ela possui diversos benefícios e falaremos sobre isso hoje.

Recentemente, houve um aumento no que se refere ao limite de compras nos free shops do Brasil o que fez muita gente se perguntar sobre como de fato funciona essas lojas e outras curiosidades a mais.

Se você se interessa pelo assunto, acompanha o nosso conteúdo de hoje e vamos aprender um pouco mais sobre o duty free.

Duty free brasileiro 

O duty free, que também é chamado também como free shop, já tomou conta dos aeroportos internacionais ou em lugares que se encontram nas redondezas das fronteiras. Trata-se de uma loja que vende produtos sem a necessidade de cobrar impostos.

Nessas lojas, encontramos os mais variados objetos ou até mesmo comida, variando desde chocolate de marcas muito conhecidas pelo mundo inteiro até eletrônicos ou roupas.

É interessante ressaltar que geralmente as pessoas compram no duty free justamente por encontrar marcas de qualidade a preços menores, mas esse custo reduzido se justifica pela isenção de impostos que a loja consegue.

Contudo, o duty free não se limita a localizar-se somente nos aeroportos, mas é novidade agora é que o Brasil liberou a instalação dessas lojas nas cidades de fronteira, como por exemplo em Foz do Iguaçu.

Obviamente existem restrições nessas lojas Free shop que não se encontram nos aeroportos, possuindo um limite de compras de somente US$ 300.

Quem pode comprar no free shop? 

Como o duty Free é uma loja que se encontra nos limites de compras nas áreas alfandegárias, quem pode comprar são os passageiros que se encontram em viagens internacionais. 

Para realizar a compra, o cliente deve apresentar o seu cartão de embarque como passageiro de um voo internacional, além de alguns documentos que são obrigatórios para a passagem.

A exemplo desses documentos citados acima podemos citar o passaporte, a identidade para turistas do Mercosul, certificado de tripulação aérea no caso de tripulantes uniformizados, laissez-passer, título nacional e permissão de reingresso.

Como realizar o pagamento nas lojas duty free? 

Como as lojas duty Free possuem toda uma limitação, algumas pessoas se sentem receosas quanto à forma de pagamento permitida nessas lojas.

Os clientes que desejarem comprar qualquer coisa no duty Free, podem realizar o seu pagamento com as seguintes moedas: dólar americano, real, euro, libra esterlina, franco suíço, dólar canadense e iene japonês.

Existe também a possibilidade de pagar através do Traveler’s Checks (TCs), na forma de dólar americano, euro ou libra esterlina. 

Em outros casos, os clientes também podem optar pelo pagamento através de seu cartão de débito, com a restrição do aceite das bandeiras visa Electron, redeshop e elo.

Por outro lado, no caso dos cartões de crédito é aceito o visa, MasterCard, American express, elo, Diners, Hipercard e JCB.

É sempre se informar antes de planejar e organizar algo.

  • Add Your Comment

    nine − 4 =