O que fazer em Florianópolis? O Guia Definitivo para Você

Se você está planejando suas férias em Florianópolis, certamente estará se perguntando o que fazer em Florianópolis, além da praia.

o_que_fazer_em_Florianopolis

Sendo um local turístico, existem diferentes tipos de passeios como por exemplo:

  • Ilha do Campeche

Mar azul-turquesa, águas cristalinas com peixes dourados nadando ao seu redor. Areias claras e uma grande área de vegetação nas colinas.
Ideal para mergulho.

Além disso, são feitas caminhadas guiadas para aprender sobre as pinturas rupestres e a flora e fauna do local. No ano de 2000, foi declarado Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional.

  • Parque Água Show

É uma atividade muito boa para toda a família, principalmente para as crianças. É um parque de diversões aquático localizado no norte da ilha.

Existem vários escorregadores e piscinas projetados para crianças de diferentes idades. Você paga um único bilhete para passar o dia inteiro no complexo.

  • Passeio de Navio Pirata

É um dos passeios mais conhecidos, pois percorre as mais belas praias do norte da Ilha. É um passeio de barco de 5 horas onde você conhecerá as diferentes praias, por uma hora na Fortaleza de Anhatomirim, para ir ao mar na Ilha do Francês e almoçar em uma das praias.

Florianópolis é uma cidade encantadora, e muitas atrações são de graça, mas o que fazer?

Confira também: Dicas de Viagem perfeitas para você

O que fazer em Florianópolis?

Mercado Público

Fica no centro da capital catarinense, de fácil acesso pois fica perto da rodoviária, bar e restaurantes é o que não falta no mercado.

Mas é claro, o Mercado não é só isso, lá você pode provar pratos típicos da culinária local.

Construído em 1896 e atualmente considerado Patrimônio Histórico e Cultural. Um lugar ideal para saborear os pratos típicos da ilha, a baixo custo e acompanhados por um show de música ao vivo.

Mirante Morro da Cruz

Apenas 7km do centro, ver Florianópolis do alto sem dúvidas é uma experiência fantástica. O acesso não é complicado, pode ser de Uber, de ônibus ou carro.

Para você curtir essa visão não paga nada, aproveite!

Praias no Norte

Totalmente preparadas para o turismo em termos de infraestrutura, hospitalidade, gastronomia, etc.

As praias no Norte incluem: Praia dos Ingleses, Canavieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Jurerê, Jurerê Internacional, Lagoinha do Norte, Daniela, Praia do Forte, Ponta das Canas, Praia Brava, Santinho e Moçambique.

Praias do Leste

As praias do leste são mais agitadas, porém não é por isso que deixam de atrair os turistas.

Campeche é a praia do sul mais preparada para o turismo, em termos de infraestrutura, hospedagem e gastronomia. Lagoinha do Leste e Naufrágio não têm acesso veicular: só é alcançado através de trilhas. Armação, Matadeiro e Pântano do Sul mantêm um estilo de vida típico das aldeias de pescadores.

Praias Orientais: escolhidas especialmente pelos surfistas por serem mar aberto e ondas agitadas. Eles recebem principalmente um público jovem.

Barra da Lagoa e Joaquina são as mais preparadas para o turismo, enquanto Praia Mole e Galheta quase não têm infraestrutura.

Lagoa da Conceição é também uma lagoa localizada a leste da ilha, muito visitada pelos habitantes do centro devido à sua proximidade e, dependendo da direção do vento, é frequentada por surfistas.

Praias ocidentais:  são caracterizadas por suas águas calmas, cercadas por vegetação abundante. Construções típicas pode ser apreciado açorianas e parte da sua cultura.

Projeto Tamar

É um projeto dedicado ao cuidado e preservação de tartarugas marinhas. Trabalha em várias partes do Brasil e em Florianópolis está sediada na Barra da Lagoa.

Existem cinco espécies de tartarugas marinhas na costa do Brasil e todas estão em estado de extinção. A organização controla as praias onde ocorre a desova das tartarugas.

Além disso, realiza um trabalho educativo para promover cuidados e proteção na comunidade. Para saber mais sobre o projeto, você pode visitar a página deles.
É um bom passeio também para acompanhar as crianças e ensiná-las a cuidar do meio ambiente, das tartarugas etc.

O que mais fazer em Florianópolis?

Trilhas

Geralmente são paisagens entre morros com ótima vegetação, ideais para se conectar com o meio ambiente. Em Florianópolis, existem muitas trilhas, com diversas paisagens e diferentes graus de dificuldade.

As principais trilhas são:

  • Trilha para a praia da Lagoinha do Leste
  • Trilha Lagoinha do Leste por Matadeiros
  • Trilha para a Lagoinha do Leste por Pantano do Sul
  • Trilha para Praia dos Náufragos
  • Trilha para a praia da Galheta
  • Trilha para as piscinas naturais em Barra da Lagoa
  • Parque Estadual Trilha Rio Vermelho
  • Trilha na praia dos ingleses

Compras em Florianópolis

Durante a temporada de verão nas diferentes praias, você encontrará muitos fornecedores que oferecem itens de todos os tipos (calças, vestidos, chinelos, acessórios para celular, brinquedos, etc.).

Mas se você viajar em outra época do ano ou tiver dias chuvosos e quiser fazer compras, as melhores opções são:

Shopping Beira Mar: É um shopping bastante grande, com muitos andares. Se você viaja com crianças, tome cuidado para não as perder de vista, porque será difícil encontrá-las.

Está localizado no centro da cidade, em frente à beira-mar.

Ilha Shopping: É uma feira coberta com bancas de todos os tipos: roupas, eletrodomésticos, itens de cozinha, itens de praia, etc. Só abre na temporada de verão.

Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição: aqui existem várias barracas que vendem artesanato local. O mais típico é o Renda de Bilros, que é uma técnica de bordado à mão.

O que fazer no centro de Florianópolis

Ponte Hercílio Luz – Embora não esteja em uso há vários anos, é um ícone da cidade e parte do patrimônio histórico da ilha.

Casa da Alfândega – Fica ao lado do mercado. É um edifício neoclássico do século XIX, onde atualmente funciona a galeria da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Catarina. A idéia é preservar e aprimorar o artesanato local.

Praça XV de Novembro – É nomeada em comemoração à data em que o Brasil foi declarado República. É a praça principal da cidade.

Aqui está uma árvore “Figueira” com mais de 100 anos. A lenda diz que quem quiser voltar a Floripa novamente deve contornar a árvore completamente!

Ao redor da praça estão a Catedral Metropolitana de Florianópolis e o Palácio Cruz e Souza, onde funciona o Museu Histórico de Santa Catarina.

Lagoa da Conceição: à noite a lagoa é iluminada com os pitorescos bares e restaurantes que convidam você a saborear pratos típicos à base de frutos do mar. É uma caminhada muito atraente para fazer com toda a família.

Florianópolis te espera de braços abertos!

  • Add Your Comment

    fourteen − four =