Viajar tem seus milhares de pontos positivos, mas com bons eventos vem grandes responsabilidades, e uma delas é no momento de compra do seu bilhete de viagem, neste momento aparece a taxa de embarque. Hoje iremos te explicar do que se trata essa taxa.
As melhores passagem não são somente aquelas que estão com descontos imperdíveis, mas é necessário analisar também como estão sendo cobradas as taxas de embarque dessa viagem.
Ao comprar a sua passagem, vemos que dois valores estão separados e são distintos um do outro. Se trata do valor do bilhete mais um acréscimo, cuja relação é com a taxa de embarque (podendo ser chamada também de taxa aeroportuária).
Por isso que às vezes vemos no site um valor, mas ao final da compra esse custo está maior, pois na hora da exibição desses descontos os sites não acham interessante expor todo o valor.
O que é taxa de embarque?
A taxa de embarque se refere a quantia paga em relação a compra das passagens de avião, mas mesmo que seja conhecida por esse termo a forma correta é a taxa aeroportuária.
Na realidade, esse pagamento não se trata apenas do embarque em si, mas também em relação ao pouso, a permanência no aeroporto, e em algumas situações e exceções, às conexões.
A taxa de embarque é cobrada juntamente com o valor da passagem, mas esse valor não é fixado pela companhia aérea, mas sim pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), dependendo também dos aeroportos que os voos ocorrem.
Inclusive, por outro lado, as companhias aéreas nem usufruem desse dinheiro, sendo somente responsáveis pela coleta. Após isso, a companhia repassa o dinheiro para órgãos que estejam a frente dessa responsabilidade dos aeroportos.
Para que serve a taxa de embarque?
Como foi dito acima, essa taxa de embarque não é aproveita pela companhia aérea em si, mas sim pelos órgãos responsáveis pelos aeroportos.
No caso do Brasil, esse custo é focado e destinado para a Infraero. Isso significa dizer que a taxa de embarque tem a finalidade de arcar com os custos referentes aos aeroportos, bem como as suas despesas.
Por exemplo, o salário dos funcionários desse determinado aeroporto é pago com essa quantia da taxa de embarque, assim como a serviços necessários ou instalações que se tornem vantajosas.
Toda a manutenção do aeroporto é paga com essa arrecadação para resumir, desde o sistema de ar condicionado até a liberação de uma rede de Wi-Fi. Então, vemos que a taxa de embarque, que apesar de ser visto como um custo alto (em relação a passagem) é necessário para manter o aeroporto funcionando com qualidade, por exemplo.
É importante ressaltar que alguns aeroportos fogem dessa realidade, que seriam o caso dos aeroportos de Brasília e o de Guarulhos, que possuem a sua gestão da iniciativa privada.
Tomando essas situações como exemplo, a manutenção de qualquer ambiente do aeroporto é de única e exclusiva responsabilidades dessas empresas, então as taxas de embarque diferem daquelas cujo destino é a Infraero.