É comum encontrarmos pessoas que ainda se perguntem a diferença entre viagem ou viajem, e se você, nosso leitor, é uma dessas pessoas não há problema, mas hoje iremos tirar essa dúvida e nunca mais irá errar a escrita, além de saber de fato diferenciar um termo do outro.
É interessante ressaltar que esse erro, assim como outros da nossa língua são altamente comuns e recorrentes. Porém o que importa é você querer entender realmente sobre o tema, e então praticá-lo, até para ajudar os seus próximos também.
Entendemos que esse erro é comum até por uma troca de letra, que é mínimo, mas faz toda a diferença na hora de conversar com alguém. Pode até mesmo passar despercebido em algum documento importante, e você precisa estar atento para não errar mais.
Dito isso, agora separamos um conteúdo para te explicar sobre viagem ou viajem.

Viagem ou viajem – entenda a diferença
Bom, que os dois termos existem isso é fato. A escrita com a letra “j” não faz com que a palavra esteja errada, mas sim em contextos diferentes. A principal diferença entre essas duas palavras é justamente o contexto pelo qual elas estão inseridas.
Viagem, com a letra “g”, se trata de um substantivo, quando é analisada por uma perspectiva morfológica. Não é necessário que você vire um expert na língua portuguesa, mas é interessante destacar qual a função dessa palavra quando escrita desse jeito.
Por ser um substantivo, a palavra viagem sempre remete a uma ideia de evento da viagem, ou seja, o fato de você estar na viagem, e não à ação em si de viajar.
Por esse motivo, nas frases vemos que ela pode surgir apresentando as funções de sujeito ou até mesmo parte do sujeito. Por isso é tão importante entender que ela é um substantivo, para saber como empregar o termo na frase.
Um exemplo de aplicação da palavra viagem em uma frase é: Nossa, que viagem!
Veja que nessa frase do exemplo, a pessoa está maravilhada com uma viagem, e não porque vai viajar.
Por outro lado, a palavra viajem já nos traz outra ideia, que é uma palavra conjugada.
Para entender o sentido da palavra, é necessário saber que viajem é a conjugação do verbo viajar, estando na 3º pessoa do plural, no tempo presente do subjuntivo e do imperativo do verbo.
Nessa situação, a palavra viajem significa a ação de realizar uma determinada viagem. Veja que o sentido é totalmente diferente do que discutimos acima, e por isso é de extrema importância saber onde cada palavra se encontra na análise da língua portuguesa.
Um exemplo de aplicação prática da palavra viajem é: Não viajem sem cinto, se não receberão uma multa por esse comportamento.
Veja que o sentido da palavra viajem é justamente a ação de viajar, e não uma ideia de que a pessoa se encontra no evento viagem. Lembre-se sempre de colocar esses ensinamentos em prática para não errar mais. Agora que você já sabe sobre viagem ou viajem, é hora de preparar as malas, e boa viagem!
Confira nosso site para as melhores dicas de viagem: Dicas para roteiros, países, praias e muito mais.