O voucher pode ser entendido sob qualquer aspecto em uma viagem, como veremos abaixo, porém é importante já deixar claro que, na maioria das vezes, esse termo é utilizado nos casos de a compra da viagem ter ocorrido através de uma agência de viagem.
Sabemos que viajar é um momento importante para muitas pessoas, por mais que já tenham um certo costume com essa vida mais viajante. O fato é que, seja você um amador ou veterano os cuidados com determinadas nomenclaturas são sempre importantes.
Sabemos que nem todos gostam de viajar com agências de viagens, principalmente por acharem que economizam mais, contudo esse pensamento é equivocado e deve ser analisado com calma.
Você deve tirar um tempo para planejar a sua viagem com muita cautela, afinal a organização não deve começar somente no dia que você decide viajar, e sim antes.
As pesquisas sobre a passagem de avião devem ocorrer antes mesmo da data desejada, assim você consegue ter uma visão bem ampla de todos os preços possíveis, além de verificar quais são os melhores dias disponíveis e compatíveis com a sua agenda.
Dito isso, vamos descomplicar um pouco sobre essa nomenclatura de viagem que as vezes pode complicar a vida do viajante.
O que é voucher?
A palavra voucher pode ter aplicação em diversos âmbitos e setores da sociedade, mas quando o tema é viagem esse termo já fica um pouco mais específico.
Ao tratar do voucher no setor de viagem e turismo, vemos que este se trata de um documento que a sua agência de viagem te entrega após ser efetuada a devida compra e trâmites desse processo (como por exemplo o pagamento).
Esse documento é importantíssimo para a sua viagem, afinal ele deverá ser a sua porta de entrada para viajar, sendo apresentado nos locais de embarque ou desembarque, podendo ser os aeroportos, terminais de ônibus e afins.
Esses locais podem ser também os hotéis, por exemplo. Em alguns casos, a agência de viagem vende todo o pacote completo para os clientes, o que inclui tanto a passagem de ida e volta, como a hospedagem.
Entender a importância desse documento faz perceber como a sua perda poderia dificultar um pouco as coisas.
Quais informações encontro no voucher de viagem?
Neste documento tão importante você poderá conferir os horários de saída, bem como o local de embarque, e em algumas situações o lugar em que ficará hospedado na viagem.
Esse documento pode ou não possuir o nome da Operadora e/ou da Agência que realizou a venda. O voucher pode chegar até você de forma física ou através do seu e-mail de compra ou cadastro.
Seja qual for a forma, é válido e serve para sua viagem.
Caso você tenha feito a compra e o voucher não tenha sido liberado no mesmo momento não se preocupe, pois depende do que você comprou (Se somente passagens ou hospedagem também).
Esse voucher pode ser liberado ou entregue a você desde a compra até 48 horas antes da data da viagem.