O que fazer em Recife? Confira essas dicas

Você deve estar se perguntando: o que fazer em Recife? Tantas coisas que irá te surpreender.

A capital pernambucana é rica no quesito história e, de bônus o viajante se encanta com construções magníficas e praias deslumbrantes.

Não deixe de conferir: Melhores Países para Viajar

O-que-fazer-em-Recife

O que fazer em Recife, vamos as dicas!

Mercado Boa Vista

Situado no centro de Recife possuindo fácil acesso, o Mercado Boa Vista é um ótimo lugar para o turista apreciar a culinária local.

Quem trabalha no centro de Recife geralmente procura o mercado para fazer suas refeições, o espaço fica lotado.

Passando pelo Mercado Boa Vista não deixe de experimentar estas especiarias:

  • Arrumadinho
  • Caldo de Sururu
  • Sarapatel
  • Fava com Charque
  • Peixes
  • Escondidinho
  • Galinhada

Mercado de São José

Próximo ao Recife Antigo, este Mercado tem como foco o artesanato local, nele você encontra de tudo, desde imã de geladeira a uma cachaça. Funciona todos os dias e, fica na Praça Dom Vital.

Forte das 5 Pontas

Fo erguido no ano de 1630 com a invasão holandesa. Hoje no forte funciona o Museu da Cidade do Recife.

Uma verdadeira aula de história, com mapas, fotografias e pinturas um verdadeiro acervo sobre o passado de Pernambuco. Vale a pena a visita!

Já sabe querendo saber o que fazer em Recife, não deixe o Museu da Cidade de fora.

Recife Antigo

Se trata de um bairro antigo e histórico, algumas atrações estão nesse bairro, vamos a elas:

  • Praça do Marco Zero
  • Centro Artesanato de Pernambuco
  • Parque das Esculturas Francisco Brennand
  • Embaixada de Pernambuco dos Bonecos Gigantes de Olinda
  • Caixa Cultural Recife
  • Sinagoga Kahal Zur Israel
  • Rua do Bom Jesus
  • Paço do Frevo
  • Cais do Sertão

Entre outras atrações, passear pelas ruas do Recife Antigo é um enriquecimento cultural por si só.

Museu do Homem do Nordeste

O Museu do Homem do Nordeste vai muito além de contar a história Pernambucana, possuindo exposições culturais, tradição indígena, entre outras nuances.

O Museu do Homem não é uma das principais atrações de Recife, porém deveria ser, é impressionante tudo o que você aprender em apenas uma visita, procurando o que fazer em Recife, vá até esse museu.

Oficina de Cerâmica Francisco Brennand

Para quem gosta de esculturas e arquitetura não pode deixar de conhecer, localizado em uma olaria antiga tendo a oficina esse nome devido a Francisco Brennand um artista plástico.

A oficina conta com 7 salas de exposições, além de são de eventos e uma cafeteria.

Rio Capibaribe

Um passeio de barco pelo Rio Capibaribe é tudo de bom, você poderá contemplar Recife através de ângulos diferentes.

É como uma tradição o passeio de barco pelo Rio Capibaribe, levando em torno de 1 h e 30 minutos passando por baixo de 5 pontes de Recife.

Praia de Boa Viagem

Chegamos em uma das praias mais famosa de Pernambuco, a Praia de Boa Viagem, não fica tão distante do centro, em torno de 10 Km. Ideal para os amantes de uma boa caminhada.

Os banhos na Praia de Boa Viagem possuem restrições devido os tubarões que também são frequentadores do local, no entanto se molhar pelas “beras” é permitido sim.

O que fazer em Recife? A Praia de Boa Viagem é indispensável.

A praia leva o nome do bairro Boa Viagem, possuindo uma ótima estrutura para receber quem quer que seja, bares, restaurantes, hotéis estão de braços abertos para te receber.

que fazer em Recife, não é mais um questionamento para você, tendo em vista várias opões já citadas, mas ainda não terminou vamos ali em Olinda.

O-que-fazer-em-Recife

Olinda

Sim, Olinda é deslumbrante de linda. Encostadinha em Recife nem em sonho Olinda deve ficar de fora do seu roteiro.

O acesso a Olinda é fácil, transporte público, táxi ou Uber. As ladeiras de Olinda te esperam, chegue antes da hora do almoço para apreciar as guloseimas locais.

Aqui a programação é para o dia e para a noite, a vida noturna é badalada com bares e música ao vivo.

E o frevo? Este já começa a ser ensaiado em setembro, que é quando o pré carnaval começa, normalmente nos domingos os blocos vão para a rua, é uma alegria só.

Para não perder nada o conselho é que visite Olinda com um guia turístico.

Porto de Galinhas

Um pouco afastado de Recife, mas não desanime eu garanto que o esforço compensará tudo o que você vai encontrar e contemplar em Porto de Galinhas.

São apenas 65 Km, temos a cidade de Ipojuca que faz parte da grande Recife, um lindo litoral. Querendo aproveitar ao máximo não limite esta viagem a um único dia, pode ser cansativo e sem que tenha tirado o máximo de proveito.

Estando em Porto de Galinhas não deixe de passear no Buggy, ele percorre quase todas as praias incluindo a Praia dos Carneiros, você não vai se arrepender.

Dicas para 3 dias sobre o que fazer em Recife

Se o seu sonho sempre foi conhecer Recife e não dispõe de muito tempo, essa dica de um roteiro curto foi feito pensando em você. Vamos lá?!           

As dicas foram baseadas nos locais indicados neste texto, e só servem como uma ideia, porém que você possa fazer de acordo com os seus horários e lugares que deseja conhecer.

1º Dia

  • Recife Antigo
  • Mercado S. José
  • Forte das 5 Pontas

2º Dia

  • Praia de Boa Viagem ou o Passeio pelo Capibaribe
  • Oficina da Cerâmica Francisco Brennand
  • Museu do Homem do Nordeste

3º Dia

Olinda

Agora que você já sabe o que fazer em Recife é hora de se programar e arrumar as malas, para breve estar se aventurando em terras pernambucanas.

Como chegar ao Recife

Para chegar ao Recife existem algumas opções conhecida, a exemplo do avião, ônibus, carro ou até mesmo navio, porém a mais utilizada é a de avião, além de o aeroporto ser um dos mais modernos de nosso país. A propósito você já se perguntou o que fazer em Recife?

Quem já mora no Nordeste do Brasil já sabe os meios mais fáceis de chegar ao Recife, indo até uma capital para outra usando o próprio carro ou ônibus, afinal essa distância é pequena.

– Viajando de avião: de avião, o Aeroporto Internacional do Recife (Guararapes) será o seu meio de chegar a Pernambuco.

A localização do aeroporto é ótima, então você não vai ter dificuldades para ir até a sua hospedagem, por exemplo. Além disso, ele fica perto de Boa Viagem (bairro), sendo um facilitador para as cidades vizinhas, como Olinda ou Maragogi.

Esse aeroporto apresenta todos os serviços essenciais para os viajantes, mesmo que sejam turistas. O mesmo se aplica às companhias aéreas que estão no aeroporto, que variam dentre as mais conhecidas, a TAM, Azul, American Airlines ou Condor.

– Viajando de ônibus: quanto a viagem de ônibus, é necessário ressaltar que a Rodoviária de Recife está localizada na Várzea, sendo uma região mais afastada da área hoteleira, então prepare-se para custear o deslocamento (custando em média R$ 60,00 até Boa Viagem).

– Viajando de carro: saindo do Recife, a distância é de 120km até João Pessoa, 300km até Natal, 285km a Maceió e 501km até Aracaju – todas essas viagens são feitas, na maioria das vezes, pela BR-101.

Por fim, é importante saliente que algumas empresas de cruzeiros possuem roteiros de viagem em que encontramos Recife como uma dos pontos de parada.

Claro que algumas particularidades variam de acordo com a empresa, como o tempo para o desembarque nas cidades, logo, essa não seria a opção ideal para conhecer a capital pernambucana.

O-que-fazer-em-Recife

Melhor período para viajar para Recife

Se você está planejando ir para Recife, com certeza o seu plano é aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer, portanto, o melhor clima não seriam as chuvas.

Ainda está se perguntando o que fazer em Recife? A priori, é necessário entender que Recife não é apenas um destino para praias, e sim um destino histórico-cultural, e por isso as chuvas podem interferir no seu roteiro de passeio.

Dentre todos os meses do ano, a melhor época para a sua viagem ao Recife é nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Esses meses representam o período em que o tempo se encontra de maneira “firme”, ou seja, a realidade dos dias são de céu azul e o sol bem ensolarado.

Inclusive, outro benefício de viajar nesse período é que, por não ser de alta temporada, as praias não se encontram cheias, e os preços estão bem mais atrativos e acessíveis (incluindo a hospedagem).

No caso de janeiro, fevereiro e março, que é o período de maior incidência de férias, vemos que janeiro e fevereiro representa a alta temporada, pois as férias escolares e o carnaval estão juntos.

Porém, a desvantagem está ligada às multidões nos pontos atrativos da cidade, então se você deseja conhecer a região e turistas esse não seria o período mais apropriado.

E março está na transição entre a época seca e época úmida, não sendo a opção ideal para visitar as praias. Claro que tem dias ensolarados, mas não é algo concreto.

Dicas para viajar para Recife

Sobre o que fazer em Recife a primeira dica que temos é em relação aos dias para conhecer Recife, e por conta de os pontos turísticos não estarem localizadas distantes, umas das outras, 3 dias são suficientes para você conhecer a região.

Se você conseguir ficar mais tempo no estado, recomendamos que você visite Porto de Galinhas, bem como as outras praias de Pernambuco.

Portanto, o que fazer em Recife, existem pontos turísticos muito conhecidos ao redor do Brasil, e dentre eles o nosso primeiro exemplo é o Recife Antigo e Marco Zero. O Marco Zero representa onde a cidade nasceu, sendo a sinalização do local uma obra de Cícero Dias.

Inclusive, nos arredores na praça, vê-se o estatuário do porto de Recife, além de construções históricas, a exemplo do Centro Cultural da Caixa, com algumas exposições locais.

A partir desse ponto, você pode continuar a sua caminhada até chegar em um dos pontos mais conhecidos da cidade, que é a barroca Igreja da Madre de Deus.

– Sinagoga Kahal Zur Israel: essa foi a primeira sinagoga das Américas, cuja construção ocorreu no século 17. A sinagoga é aberta para visita e o seu acervo contempla diversos vestígios das escavações arqueológicas, comprovando a existência do local, localizada na Rua de Bom Jesus.

– Instituto Ricardo Brennand: o instituto Ricardo Brennand reúne algumas coleções pessoas que Ricardo usou ao longo de sua vida, como artigos de arte ou armaduras.

Ele construiu um complexo cultural, dispondo de castelos de tijolos vermelhos e enormes jardins. Vale a pena conhecer o instituto, assim como o Museu Castelo São João, os jardins de escultura de Ricardo e afins.

Como viajar sozinho para Recife

Até mesmo se esta for a sua opção é importante saber o que fazer em Recife. Caso você opte por viajar sozinho, recomendamos que você vá de ônibus, pois você sempre estará em pontos de referência para táxis ou carros de frete.

Além disso, a sua hospedagem deve ser em bairros conhecidos, como o de Casa Forte, Várzea ou Boa Viagem, assim você não terá nenhuma dificuldade quanto a localização, e como turista sempre receberá indicação dos melhores lugares para visitar.

Por outro lado, se você tiver facilidade com estrada e optar por viajar de carro, é recomendado que escolha uma hospedagem muito bem localizada, afinal você estará seguindo o GPS.

Como falamos acima, a viagem de carro pode seguir o seguinte roteiro, dependendo do ponto de saída: saindo do Recife, a distância é de 120km até João Pessoa, 300km até Natal, 285km a Maceió e 501km até Aracaju.

Logo, esses podem ser o seu ponto de referência, contudo, no caso do ônibus não há nenhuma preocupação para a chegada ou até o translado da rodoviária até o hotel/pousada.

Desejamos uma ótima viagem e passeio por Recife! E se quiser saber mais detalhes sobre o que fazer em Recife entre em contato com a gente.

  • Add Your Comment

    ten + twelve =