A deslumbrante metrópole Salvador da Bahia é um caldeirão colorido da cultura indígena, européia e africana. O coração do Brasil pulsa aqui entre outras coisas, no maior e mais exuberante carnaval de rua do mundo. O que fazer em Salvador é o que você vai descobrir aqui.
Salvador é um destino ensolarado e culturalmente emocionante, com uma bela costa rodeada por praias de areia branca e ilhas tropicais.
Seu centro histórico é uma delícia para explorar a pé e, uma vez que Salvador não tem segredos para você, os arredores oferecem aventuras naturais muito interessantes! Aqui estão os passeios e coisas imperdíveis para fazer em Salvador.
Edifícios coloniais coloridos, cafés aconchegantes e um número incrível de igrejas caracterizam o atraente centro da cidade de Salvador.
Confira também – O que fazer em Minas Gerais

Dicas sobre o que fazer em Salvador
1- Farol da Barra
O Farol da Barra guarda a costa de Salvador desde 1839, tornando-o o farol mais antigo da América do Sul. A torre de 22 metros de altura na pitoresca Praia do Porto da Barra agora abriga um museu de navios.
2- Largo da Pelourinho
Com suas ruas de paralelepípedos, o Pelourinho é a área mais bonita de Salvador. Os escravos já foram vendidos aqui no pelourinho, mas Pelourinho agora é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
No centro do Largo da Pelourinho, você encontra sua herança africana em cada esquina com arte e capoeira. Com certeza o Pelourinho integra a lista sobre o que fazer em Salvador.
3- Igreja da Ordem Terceira de São Francisco
A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, na Praça Anchieta, foi construída no século XVIII e foi nomeada uma das Sete Maravilhas do Mundo no Brasil devido à sua fachada artística.
Parece que cada centímetro quadrado de arenito foi usado por um artista desconhecido para imortalizar suas habilidades de escultura com esculturas, grinaldas e guirlandas.
4- Igreja de São Francisco
A Igreja de São Francisco fica ao lado da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, ao lado de cuja fachada a igreja simples quase desaparece. Somente no interior fica claro por que é considerada a igreja barroca mais magnífica de Salvador.
Por mais de 150 anos, a igreja recebeu um interior simplesmente deslumbrante, com esculturas, figuras e decorações feitas de uma tonelada de ouro.
5- Palácio Rio Branco
O Palácio Rio Branco, branco como a neve, na Praça Tomé de Souza, foi construído em 1549 como o primeiro edifício do governo no Brasil. A administração da cidade está hoje no edifício oposto.
A fachada ricamente decorada do Palácio Rio Branco esconde o centro cultural e econômico da Bahia, o posto de turismo e um pequeno museu de história.
Ainda procurando o que fazer em Salvador? Calma que tem mais.
6- Elevador Lacerda
O ponto de entrada para o Elevador Lacerda fica ao lado do Palácio Rio Branco. O histórico elevador ao ar livre conecta a cidade alta com a cidade baixa e é considerado um marco de Salvador da Bahia.
Quando foi inaugurado em 1873, o Elevador Lacerda era o elevador mais alto do mundo. No topo de seus 63 metros, há uma vista maravilhosa da Baía de Todos os Santos e do Mercado Modelo amarelo brilhante.
7- Mercado Modelo
O Mercado Modelo, na cidade baixa, é o mais importante mercado municipal de Salvador. 250 pequenas lojas vendem comida, roupas, arte, instrumentos musicais, jóias, cerâmica, artigos de couro e muito mais.
8- Igreja do Bonfim
A bonita Igreja do Bonfim também fica na cidade baixa de Salvador e é o centro do luxuoso festival “Festa do Senhor do Bonfim” todos os anos. Devido à magnífica procissão, é uma das mais visitadas pelas cerca de 350 igrejas de Salvador.
9- Carnaval de Salvador
A festa de dez dias do Senhor do Bonfim é superada apenas pelo carnaval brasileiro mundialmente famoso. Embora o Rio seja considerado o reduto do carnaval do Brasil, o maior festival de rua do mundo acontece de fato em Salvador.
Cerca de 2,5 milhões de pessoas comemoram nas 6 “noites de êxtase” mais exuberantemente do que em qualquer outro lugar.
10- Museu Afro-Brasileiro
Apresentando uma das coleções mais importantes da Bahia, o Museu Afro-Brasileiro apresenta esculturas em madeira, cestas, cerâmica e outros objetos de arte e artesanato que conectam tradições artísticas brasileiras e africanas.
A parte mais bonita do museu é uma sala cercada por 27 enormes e magníficas obras de madeira esculpidas por Carybé, um artista de origem argentina, que talvez seja o artista mais famoso e melhor do século XX em Salvador. afrescos de florestas são estilizados representações dos orixás (ou orixás) (religiões afro-brasileiras divindades), incrustados com conchas e metais.
11- Gastronomia local
Salvador tem visto culturas de todas as esferas da vida desde o século XVI, e a melhor maneira de descobrir o passado cultural da cidade é através de sua culinária.
Os restaurantes baianos estão localizados por toda a cidade e oferecem uma mistura de sabores portugueses, africanos, europeus e árabes que você não encontrará em nenhum outro lugar. Serão servidos excelentes pratos, como acarajés (uma espécie de massa recheada de lagosta defumada), vatapás ou moqueca de peixe …
12- Praia da Barra
As praias de Salvador estão entre as melhores do Brasil. A praia Porto da Barra é provavelmente uma das mais bonitas as águas da baía são claras e calmas.
A orla da Barra é repleta de bares e restaurantes e é bem iluminada à noite, mas fica um pouco sórdida depois de uma certa hora. Ataques nas praias não são incomuns, por isso não leve mais que suas roupas, toalha e protetor solar.
13- Descubra os arredores de Salvador
A própria cidade de Salvador já tem muito a oferecer, mas se você decidir ficar aqui por vários dias, aproveite a oportunidade para visitar os arredores e a região.
Você poderia, por exemplo, ir à antiga vila de pescadores da Praia do Forte, onde você pode ver o Projeto TAMAR destinado a preservar tartarugas marinhas ameaçadas de extinção. Visite também a praia de Guarajuba. Não deixe de explorar o Parque Nacional da Chapada Diamantina por um ou dois dias.